O piquenique perfeito em Napa Valley

O piquenique perfeito em Napa Valley

Se você gosta de um bom vinho, natureza e destinos românticos, você tem que conhecer Napa Valley na Califórnia. Uma reta de aproximadamente 43km rodeada de montanhas e vinhedos maravilhosos um ao lado do outro com aquela organização típica dos Estados Unidos. Napa Valley é assim. Viajando de carro da vontade de conhecer todas as vinícolas no caminho. Terei que voltar muitas vezes para realizar essa façanha, pois o vale que começa na cidade de Napa na ponta sul e termina em Calistoga na ponta norte tem mais de 400 vinícolas.Napa Valley

Napa Valley

Duas estradas paralelas cruzam o vale; a Hightway 29 e a Silverado Trail. Elas correm lado a lado ao longo da região de Napa. A Hightway 29 é uma estrada linda que passa pelas principais vinícolas da região. Por ser a estrada principal, alguns trechos podem ter congestionamentos (principalmente na primavera e no verão americanos). Já a Silverado Trail é uma estrada um pouco menos conhecida, mas igualmente linda e com ótimas vinícolas. O ideal é conhecer as duas estradas, cruzando os vários acessos que ligam uma a outra.

Napa Valley

É claro que a principal atividade dessa região é a degustação de vinhos, porém como não sou expert em vinhos, o que mais gostei de fazer foram os piqueniques próximos aos vinhedos.

Fiz piquenique em duas vinícolas; a V. Sattui e a Field Stone. As duas são bem diferentes uma da outra, porém imperdíveis para se entrar no clima de Napa Valley.

Piquinique Napa Valley

A vinícola V. Sattui fica localizada na cidade de St. Helena. Essa vinícola é muito charmosa e é a mais turística. O ideal é começar por ela. Dentro desta vinícola há uma lojinha com diversos tipos de queijos, frios e comidas deliciosas.

Piquinique Napa Valley V. Sattui

Piquinique Napa Valley V. Sattui

Não é preciso sugerir o que comprar, pois será difícil achar um queijo que não seja bom. Eu escolhi um Queijo Brie com Trufas (Truffle Brie): Maravilhoso!!

Depois de escolher seus queijos, você pode comprar uma garrafa de vinho e ir para a área externa. Existe a opção de levar uma toalha e fazer o piquenique típico no chão ou usar as mesinhas em formato de barril que ficam bem próximas aos vinhedos.

Piquinique Napa Valley V Sattui.

Antes de comprar sua garrafa, você pode fazer a degustação dos vinhos dentro da lojinha por 15 dólares. Se estiver em casal, existe a opção de pedir apenas uma degustação e dividi-la, e assim decidir qual o vinho comprar. Não fiz esta degustação, pois estava muito ansiosa pelo piquenique e acabei comprando uma garrafa de vinho rose (o refrescante 2013 Dry Rosato que custou $23).

O bom nesta vinícola é que não é necessário levar nada, já que eles vendem pratos, copos e facas descartáveis (kit para piquenique). A única coisa que eles não vendem é a taça descartável (o kit vem com esse copo da foto abaixo). Aconselho levar a sua própria taça.

Piquinique Napa Valley V. Sattui

A outra vinícola imperdível é a Field Stone, localizada na cidade de Healdsburg. Uma vinícola menos turística, onde é permitido levar sua própria “cesta” de piquenique.  Na lojinha localizada na vinícola, está à venda apenas vinhos, alguns souvenires e poucas opções de queijos e frios, então é preciso se programar.

O ideal é dar uma passada antes no supermercado Trader Joe’s e comprar as mais variadas delícias para seu piquenique por um preço justo. Lá você vai encontrar queijos, frios, biscoitos, frutas, pratos, facas descartáveis, enfim, tudo o que você precisa para um piquenique perfeito. Eles também vendem bolsas térmicas para que você possa manter tudo bem conservado. A dica desta vinícola e do supermercado Trader Joe’s é da minha amiga Mariana do blog Cravo e Panela.

Com as compras concluídas, basta ir à vinícola Field Stone, escolher uma garrafa de vinho, ir para a área externa e aproveitar seu piquenique.

Field Stone

Field Stone

Nessa vinícola o atendente da lojinha nos emprestou duas taças. Aqui também é possível fazer a degustação dos vinhos por 10 dólares para decidir qual comprar. Comprei uma garrafa de vinho branco (aceitei a sugestão do atendente e pedi o 2013 Staten Family Reserve Late Harvest Viognier que custou $25).

O restante do passeio não há muito que contar. Basta aproveitar! Esta vinícola é simplesmente maravilhosa! Nela você pode caminhar pelos parreirais próximos as mesas de piquenique.

Field Stone

Enfim, Napa Valley é um lugar mágico que todos deveriam conhecer. E quando você tiver essa oportunidade, não deixe de incluir em seu roteiro essas duas vinícolas incríveis!

COMO CHEGAR

– V. Sattui Winery: 1111 White Lane (at Highway 29), St. Helena, CA – 111km de São Francisco (aproximadamente 1h11min)

– Field Stone Winery: 10075 (at Highway 128), Healdsburg, CA –  – 115km de São Francisco (aproximadamente 1h31min)

– Supermercado Trader Joe’s: 3654 Bel Aire Plaza, Napa, CA – 80km de São Francisco (aproximadamente 57min)

QUANDO IR

O ideal é chegar próximo ao horário do almoço, pois as vinícolas fecham cedo.

– V. Sattui Winery: Aberto diariamente das 9AM – 6PM

– Field Stone Winery: Aberto diariamente das 10AM – 5PM

– Supermercado Trader Joe’s: Aberto diariamente das 8AM – 9PM

SUGESTÃO DO QUE PEDIR

V. Sattui Winery

Field Stone Winery

Para beber: 🍷 Vinho rosé 2013 Dry Rosato ou para quem prefere um rosé mais suave também indico o 2014 Gamay Rouge. Preço: $23

Para comer: Queijo Brie com Trufas (Truffle Brie), além dos sanduíches que são ótimos.

Para beber: 🍷 Vinho branco 2013 Staten Family Reserve Late Harvest Viognier. Preço: $25

Para comer: Delícias do supermercado Trader Joe’s.

5