Quer conhecer a maior árvore do mundo?

É na simpática cidadezinha de Felton na Califórnia, mais especificamente no parque Henry Cowell Redwoods State que você pode encontrar as sequoias-gigantes, consideradas as maiores árvores do mundo.

Sequoias Califórnia

Sempre tive vontade de conhecer as famosas sequoias-gigantes (aquelas árvores enormes que aparecem no filme Planeta dos macacos). Em minha última viagem para Califórnia finalmente encontrei um lugar que não levaria muito tempo para conhecer e que não ficaria fora de mão.

Estas árvores podem ser encontradas em diversos parques nos Estados Unidos, porém sempre que tentava me programar para conhecê-las, percebia que ficaria longe, e que eu acabaria perdendo muito tempo para chegar ao local. Após um pouco de pesquisa, encontrei o lugar perfeito; o parque Henry Cowell Redwoods State. É um parque fácil e rápido para conhecer, já que é relativamente pequeno comparado aos outros parques de sequoias nos Estados Unidos.

 Esse passeio é muito interessante para quem faz o trajeto de San Francisco para Los Angeles, ou Las Vegas. Ou vice-versa, pois não fica fora de rota.

Além de conhecer as sequoias gigantes, você irá conhecer a estrada que leva ao parque. Ela é linda! A Highway 9 passa pelas montanhas ao norte da cidade de Santa Cruz, CA. Essa estrada tem diversas curvas sinuosas com sequoias gigantes em ambos os lados. Você não encontrará muitos postos de gasolina, portanto é importante abastecer o tanque antes da viagem!

Ao chegar, você tem a opção de estacionar fora do parque e caminhar uns 800 metros até a entrada, ou estacionar dentro do parque (que é o que eu recomendo), por uma taxa de 10 dólares/carro.

Mesmo em um dia ensolarado, sempre é bom entrar na trilha bem agasalhado, pois lá é frio devido às sombras das árvores. A trilha não é difícil, porém sapatos confortáveis são recomendados.

Outro destaque desse parque é que não é lotado. Você consegue caminhar e tirar muitas fotos sem ninguém por perto.

Após estacionar, basta seguir para a trilha Redwood Grove Trail (trilha mais tranquila e recomendada para todas as idades). A trilha começa logo após o centro de visitantes que fica pertinho do estacionamento. O caminho é plano e acessível para cadeiras de rodas e carrinhos de bebes. Para se dar uma volta completa parando bastante para olhar e tirar fotos, você irá levar mais ou menos uns 40 minutos.

Sequoias Califórnia

Sequoias Califórnia Caso deseje caminhar um pouco mais, o ideal é solicitar um mapa no quiosque que fica próximo à entrada do parque ou no centro de visitantes. Existem outras trilhas bem maiores (o parque tem aproximadamente 32km de passeios e trilhas). Próximo ao estacionamento também há uma lojinha de presentes e banheiros.

Quem nunca viu uma sequoia-gigante na vida, terá a chance conhecer neste parque! Para se ter uma ideia, a árvore mais alta do parque tem cerca de 84 metros de altura e 4,9 metros de largura. Só estando lá para se ter uma noção da sua grandiosidade.

Sequoias Califórnia

É claro que existem outros parques com sequoias bem maiores, porém se você está conhecendo a Califórnia e o objetivo da viagem não é exatamente conhecer sequoias ou parques americanos acho que uma visita nesse local será o suficiente, além de ser uma experiência diferente e imperdível!

COMO CHEGAR

O parque está localizado na cidade de Felton, CA na belíssima Highway 9. Basta digitar o endereço 101 North Big Trees Park Road, Felton, CA para chegar à entrada do parque. Ele fica a aproximadamente 120km de San Francisco, CA.

QUANDO IR

O parque está aberto o ano todo do nascer ao pôr do sol, porém o ideal é chegar a partir das 10AM e antes das 6PM para conseguir pegar o centro de visitantes e a lojinha de presentes abertos caso precise de alguma informação ou mapa.

3