Roteiro Quinta Avenida em NY

A Quinta Avenida é a cara de NY, e para começar a sentir o clima da cidade nada melhor do que conhecer com detalhes a avenida mais famosa do mundo!

Quinta Avenida NY

 COMO CHEGAR

 – Desça na estação de metrô 42 St – Bryant Pk (linha laranja B, D, F, M).

 O QUE FAZER NA QUINTA AVENIDA

  • Conhecer o Bryant Park: Assim que você sair desta estação, irá encontrar um dos parques mais charmosos de NY, o BRYANT PARK. No inverno ele possui uma pista de patinação lindíssima que no verão é substituída por um gramado maravilhoso! A pista de patinação do Bryant Park é uma das mais charmosas da cidade. É gratuito patinar por lá e você pode aproveitar pelo tempo que quiser (você só paga pelo aluguel de patins e o aluguel do cadeado para o armário). Isto torna esta pista uma das mais em conta para se patinar na cidade. Alias, patinar no gelo em NY por mais clichê que pareça, é um programa inesquecível!
  • Entrar na Biblioteca Pública de NY: Depois de conhecer o Bryant Park é hora de ir caminhando até a Quinta Avenida e visitar a BIBLIOTECA PÚBLICA DE NY. Essa visita é imperdível! Não basta tirar algumas fotos do lado de fora. O legal é entrar, subir as escadas, e ir até o terceiro andar onde existe uma sala de estudos maravilhosa. Para quem era fã do seriado Sexy and The City, foi aqui que Carrie tentou se casar pela primeira vez com Mr. Big. Há banheiros públicos e Wi-Fi gratuita lá dentro também.
  • Conhecer o Grand Central Terminal: Após conhecer a Biblioteca Pública, saia um pouco de rota e conheça o GRAND CENTRAL TERMINAL (a maior estação de metro de NY). É só entrar a direita na E 42nd St e caminhar aproximadamente 200m até a esquina da 42nd St com a Vanderbilt Av. Vá olhando à sua esquerda e logo irá avistar o grandioso Grand Central Terminal. Se olhar para cima também irá avistar de longe o famoso Chrysler Building, um dos edifícios mais bonitos do mundo. Pode parecer estranho conhecer uma estação de metro, mas essa não é uma estação de metro qualquer. Além de ser linda (não se esqueça de olhar para o teto da estação), ela ainda possui vários restaurantes, bares e lojas. Se estiver com fome, na praça de alimentação você encontrará uma filial do delicioso Shake Shack (que possui um dos melhores hambúrgueres que já provei) e uma filial da Magnolia Bakery (famosa por seus doces e cupcakes). Estando dentro da estação procure pela área chamada de “Whispering Gallery” (algo que eu traduziria como “Galeria do Susurro”). Você vai saber que está na galeria quando perceber pessoas conversando com a parede. E isso é normal por lá, pois essa galeria tem uma característica interessante. Nela duas pessoas podem conversar facilmente estando em pontos diferentes da sala apenas sussurrando contra a parede. A voz segue a curva do teto da galeria chegando ao outro lado. Bom, depois que conhecer a estação é hora de voltar para a Quinta Avenida e seguir até o Central Park (são mais ou menos 17 quarteirões até lá). Mas não se apavore, pois você nem sentirá a caminhada.
  • Entrar na Catedral de Saint Patrick: A catedral mais famosa dos Estados Unidos fica localizada na Quinta Avenida, em frente ao Rockefeller Center e também vale a visita. A CATEDRAL DE SAINT PATRICK é lindíssima por dentro e por fora. Alias o Rockefeller Center (que é um complexo de prédios imenso) também vale a pena conhecer, porém iremos seguir em frente e conhecê-lo com mais calma em um outro dia.
  • Comprar algo ou apenas olhar as vitrines das lojas incríveis da Quinta Avenida: Você irá passar por inúmeras lojas para todos os gostos e bolsos. Segue abaixo uma lista de locais interessantes para se conhecer:
  1. MUJI FIFTH AVENUE:  É o tipo de loja que você vai adorar entrar. MUJI em japonês significa: produtos de qualidade sem marca. Fica na esquina da Quinta Avenida com a Biblioteca Pública.É a maior loja da marca nos Estados Unidos.
  2. DUANE READER: Existem diversas filiais dessa farmácia espalhadas pela cidade e fica praticamente impossível não dar de cara com uma em algum momento da viagem. É praticamente um supermercado onde você encontra de TUDO um pouco. Não deixe de entrar!
  3. BARNES & NOBLES: Essa livraria é sensacional! É uma loja imensa e no último andar existem vários livros de viagem e calendários de parede lindos com preços muito bons (é possível encontrar alguns livros por 5 ou 10 dólares).
  4. BUILD A BEAR WORKSHOP: Quem está viajando com os filhos deve entrar nessa loja. Lá é possível ter a experiência de criar seu próprio bichinho de pelúcia. Você escolhe o bichinho, coloca o enchimento e depois vai escolhendo os acessórios personalizados.
  5. H&M E UNIQLO: A rede japonesa de moda Uniqlo tem roupas de ótima qualidade. Ela ficou muito famosa por sua linha Heattech que é um tecido leve que esquenta MUITO nos dias frios (as chamadas roupas térmicas). Na loja você vai encontrar uma variedade imensa dessa linha de roupas. Compre pelo menos uma para não se arrepender depois. Sua vida nos dias frios irá mudar! Você nunca mais vai precisar usar milhões de blusas em baixo do seu casaco. Realmente funciona! Já a H&M é uma rede sueca que tem roupas por preços MUITO acessíveis. A loja localizada na Quinta Avenida é uma das melhores e possui ótimas promoções, por isso é sempre bom dar uma entradinha para conferir.
  6. LINDT: A loja da marca suíça Lindt é um das melhores lojas de chocolates que você vai encontrar na Quinta Avenida e também produz um dos melhores chocolates do mundo. A Lindt tem uma linha de chocolates trufados chamada Lindor que tem um sabor e uma textura maravilhosa que “derrete na boca”. Eles são vendidos em formato de bolinha ou tabletes e as bolinhas podem ser compradas a granel. Experimente comprar um pouco de cada. As bolinhas embrulhadas com papel vermelho (chocolate ao leite), azul-claro (chocolate ao leite com sal marinho) e laranja escuro (manteiga de amendoim) são as melhores! Ao entrar na loja é provável que alguns funcionários vão lhe oferecer gratuitamente algum chocolate para provar.
  7. APPLE: A Apple dispensa apresentações. É a última loja grandiosa que você vai encontrar na Quinta Avenida antes de finalizar seu passeio e finalmente chegar ao Central Park. Essa filial da Apple é muito famosa por funcionar 24 horas e ficar no subsolo. É possível acessar a Wi-Fi gratuitamente do seu celular ou em um dos computadores expostos na loja.

Além destes locais você também vai encontrar nesse trajeto as famosas Zara, Best Buy, Fossil, Sephora, Saks Fifth Avenue, Hollister Co, Abercrombie & Fitch, MAC, Tommy Hilfinger e também lojas superchiques como a Tiffany & Co, Prada, Versace, Dolce&Cabana, Giorgio Armani, Hugo Boss, Gucci,  Polo Halph Lauren, Louis Vuitton, Armani Exchange etc. Ou seja, lojas para todos os gostos e bolsos.

Para quem tem curiosidade, um pouco antes de chegar ao Central Park você vai passar por dois prédios muito conhecidos em NY: o TRUMP TOWER (fica entre a E 56th St e E 57th St), um prédio luxuoso construído pelo milionário Donald Trump e o hotel THE PLAZA (fica na esquina da 5ª avenida com a W 59th St), que é um dos hotéis mais caros, luxuosos e famosos de NY.

COMO VOLTAR

 – Ao finalizar seu passeio o metrô mais próximo será o 5 Av/59 St (linha amarela N, Q, R).

ONDE COMER

 – Cafés: A rua 40th (entre a Quinta e a Sexta Avenida) ao lado do Bryant Park é uma perdição para os amantes de cafés e padarias. Existem três locais imperdíveis localizados muito próximos um do outro ao longo da 40th St.

  1. LE PAIN QUOTIDEN: É uma rede belga que se destaca por seus pães e outras delícias elaboradas com ingredientes orgânicos em um ambiente super gostoso. O chocolate quente belga (Belgian Chocolate Hot) é imperdível, você mesmo mistura o leite com o chocolate na sua mesa. Aberto de segunda a sexta das 7AM-7PM e sábado das 8AM-7PM.
  2. BLUE BOTTLE CAFÉ: É uma rede californiana e se destaca por todos os seus cafés elaborados com grãos orgânicos e de ótima qualidade.  Se entrar aqui peça o delicioso cappuccino. Aberto de segunda a sexta das 7AM – 7PM e sábado e domingo das 9AM – 7PM.
  3. MAISON KRAYSEN: É uma rede francesa e o padeiro Eric Kayser é conhecido por ser um dos melhores padeiros da França. Essa padaria se destaca por seus pães que são feitos com um fermento natural único criado pelo Eric Kayser. Não deixe de experimentar o que dizem ser “o melhor croissant do mundo”. Talvez não seja o melhor, mas lá vendem o autêntico croissant francês. Aberto de segunda a sexta das 6:30AM-7:30PM e sábado e domingo das 8AM-7:30PM.

– Hambúrguer: Para quem gosta de um hambúrguer nesse trajeto existem duas filiais do FIVE GUYS que ficam pertinho uma da outra. Uma na W 48th St. e outra na W 55th St. Ambas estão abertas todos os dias das 11AM-10PM. Dentro do Grand Central Terminal também tem uma filial do SHAKE SHACK aberta de segunda e terça das 7AM-10:30PM, quarta a sexta das 7AM-11PM, sábado das 10:30AM-11PM e domingo das 10:30AM – 10:30 (durante a semana esta loja também oferece café da manhã das 7AM-10:30PM).

– Doces: Dentro do Grand Central Terminal tem uma filial da MAGNOLIA BAKERY. Ela é famosa por seus cupcakes e doces como o delicioso Banana Pudding (uma mistura de camadas de bolacha de baunilha, bananas e pudim de baunilha cremoso). Aberta de segunda a sexta das 7:30AM-10PM, sábado das 9AM-10PM e domingo das 9AM-8PM.

4