CALICO GOST TOWN – Uma cidade fantasma pertinho de Las Vegas

Se você pretende fazer o trajeto de carro da Califórnia para a cidade de Las Vegas ou vice-versa, você precisa incluir no seu roteiro Calico, uma cidade fantasma que virou atração turística em pleno deserto.

Calico Ghost Town Las Vegas 1

Ela era sustentada exclusivamente pela mineração e muitas pessoas foram para lá em busca dos milhões de dólares em minérios de prata que existiam na região. Quando a prata perdeu seu valor por volta de 1890, Calico deixou de ser tão atraente e aos poucos as pessoas foram abandonando a cidade. Hoje, Calico tem pouquíssimos moradores e está voltada exclusivamente para o turismo. A ideia é retratar como a cidade era antigamente de maneira bem realista. O clima é muito seco por lá. Além disso, tem bastante poeira e nos meses de verão pode atingir temperaturas superiores aos 40°C (de junho a setembro). Se você planeja conhecer Calico nessa época, se previna e leve muita água, chapéu, protetor solar e vá com roupas leves para não derreter no sol.

O QUE FAZER EM CALICO

Para entrar é preciso pagar uma taxa de 8 dólares por adulto. Depois é só explorar a pé todas as atrações da cidade (algumas são gratuitas). Recomendo programar sua viagem para tentar chegar em Calico por volta do meio dia e almoçar no restaurante Calico House Restaurant.

Restaurante em Calico
Calico House Restaurant

O restaurante é bem curioso, pois existem muitas cascas de amendoim espalhadas pelo chão. Os mesmos são oferecidos gratuitamente enquanto você espera seu almoço. Fiquei curiosa para saber de quanto em quanto tempo eles limpam esse chão.

Restaurante em Calico 1
Chão do Calico House Restaurant

Como sugestão peçam o prato do dia. No dia em que fui, este prato era uma carne assada deliciosa com purê de batatas e legumes. A comida é bem simples com um tempero bem suave parecido com comida caseira. O restaurante é especializado em refeições básicas desfrutadas pelas pessoas da cidade no final dos anos 1880. Para beber você tem a opção de refrigerante, limonada ou cerveja. Ambos vem em um copo super charmoso como esse da foto abaixo.

Calico Ghost Town Las Vegas 2

Apesar de ser um restaurante turístico, os preços são bem em conta. A cidade ainda possui mais outros dois locais que servem lanches e café, caso você não consiga chegar para o almoço: o Café da Old Miner e o Saloon de Lil.

Calico Ghost Town Las Vegas 3

Além dos restaurantes é interessante fazer um passeio a pé por toda a cidade que é um museu a céu aberto. Você irá passar pela prefeitura, delegacia, hotel, escola e diversos outros locais (alguns conservados e outros réplicas idênticas de lugares que eram frequentados pelos moradores, tudo ao clima de velho-oeste).

Calico Ghost Town Las Vegas 7 Calico Ghost Town Las Vegas 8 Calico Ghost Town Las Vegas 6 Calico Ghost Town Las Vegas 4

O ambiente é bem antigo e possui algumas atrações bem curiosas. Segue abaixo as principais:

  • Lucy Lane Museum: Um museu com itens da época.
  • Maggie Mine: Uma mina de prata autêntica da década de 1880.  É uma das principais atrações da cidade.
  • Calico Odessa Railroad: Um passeio de trem disponível em alguns horários. Algumas vezes pode não estar funcionando devido ao mau tempo ou problemas mecânicos. O passeio dura cerca de 8 minutos.
  • Gold Panning: Achei essa atração muito interessante. Ela é indicada para crianças onde elas podem brincar de extrair ouro como os mineiros faziam com uma espécie de peneira. O ouro é de mentirinha mas você pode levar para casa como lembrança o que conseguir extrair.
  • Mystery Shack: Uma atração onde você participa de uma experiência com várias ilusões de ótica em uma casa bem estranha.
  • Ghost Tours: Essa atração acontece todos os sábados à noite. É uma visita guiada (aproximadamente 60 minutos) pela cidade ouvindo histórias antigas e assombradas. É preferível entender um pouco de inglês para poder aproveitar melhor a experiência.
  • Calico também tem eventos especiais durante todo o ano em diferentes épocas. É bom dar uma conferida no site para saber quais eventos vao ocorrer durante sua passagem pela cidade. Site
  • Além das atrações, a cidade tem várias lojinhas que vendem lembranças da cidade e outros itens interessantes.
Calico Ghost Town Las Vegas 9
Algumas lembrancinhas de Calico

Conhecer Calico é uma experiência super diferente e vale a visita para quem está com tempo de sobra e quer fazer uma paradinha na longa viagem da Califórnia para Las Vegas ou vice-versa. Mesmo se não houver interesse em fazer as atrações pagas, vale a pena dar uma volta e sentir o clima de uma verdadeira cidade fantasma.

COMO CHEGAR

Calico está localizada em Yermo, CA, bem pertinho de Barstow, CA e fica mais ou menos no meio do caminho entre Los Angeles e Las Vegas.

Endereço: 36600 Ghost Town Road, Yermo, CA.

  • Distância de Los Angeles: 200km (aproximadamente 1h55min)
  • Distância de Las Vegas: 238km (aproximadamente 2h)
  • Distância de San Diego: 302km (aproximadamente 2h45min)

QUANTO CUSTA

Calico tem um amplo estacionamento que já está incluído no valor de 8 dólares por adulto. Crianças de 6 a 15 anos pagam somente 5 dólares e crianças com menos de 5 anos anos entram de graça. O valor é cobrado para entrar na cidade e algumas atrações são pagas a parte.

  • Maggie Mine Tour (Mina) ou Mistery Shack (Experiência com ilusões de ótica):

– Adultos: 3 dólares

– Crianças de 5 a 10 anos: 2 dólares

– Crianças com menos de 4 anos: Entrada gratuita

  • Gold Panning (Extração de “ouro”):

– Adultos: 2 dólares

– Crianças de 5 a 10 anos: 1,50 dólares

– Crianças com menos de 4 anos: Entrada gratuita

Obs: É possível comprar o pacote com as 3 atrações incluídas por:

– Adultos: 7 dólares

– Crianças de 5 a 10 anos: 4,50 dólares

– Crianças com menos de 4 anos: Entrada gratuita

  • Calico Odessa Railroad (Passeio de trem):

– Adulto: 4 dólares

– Crianças de 5 a 10 anos: 2 dólares

– Crianças com menos de 4 anos: Entrada gratuita

  • Ghost Tours (Visita guiada pela cidade):

– Adulto: 10 dólares

– Crianças de 5 a 10 anos: 5 dólares

– Crianças com menos de 4 anos: Entrada gratuita

QUANDO IR

– Está aberto diariamente das 9AM-5PM exceto no Dia do Natal.

– Como fica no meio do deserto, apenas recomento essa visita se você estiver viajando de carro pela região. Sugiro chegar na cidade pouco antes do meio dia para almoçar e aproveitar para descansar um pouco. O passeio dura em média 1 hora. Se quiser explorar todas as atrações pagas pode demorar até 2 horas.

2