Los Olivos – Conheça a incrível cidade do vinho na CALIFÓRNIA!

Los Olivos é uma das cinco cidades da Califórnia (junto com Ballard, Buellton, Solvang, e Santa Ynez) que fazem parte do Vale de Santa Ynez. Ela é conhecida por suas inúmeras Wine Tastings, que são salas de degustação de vinhos. Possui duas principais avenidas (a Grand Ave e a Alamo Pintado Ave), onde você pode caminhar sem rumo a procura das melhores salas de degustação, tudo de maneira descontraída sem precisar de roteiro e planejamento. A cidade conta hoje com cerca de 47 salas de degustação, cada uma com um estilo próprio e com uma grande variedade de vinhos. E o melhor, localizadas próximas umas as outras.

Los Olivos

Ao chegar na cidade é difícil não se apaixonar por suas ruas lindas, floridas, com pequenas hortas enfeitando as calçadas e claro inúmeras salas de degustações por todos os lados. Junto a tudo isso se misturam suas lojinhas e restaurantes charmosos. A cidade foi feita com tanto capricho que não parece ser de verdade. É difícil imaginar que as pessoas realmente moram ali, mas ao ver uma menina correndo de tênis e roupa de ginástica pelas ruas da cidade me convenci. “SIM existem pessoas que realmente vivem nesse lugar perfeito!”. Existem cerca de 1000 pessoas que moram em Los Olivos e seus arredores.

Los Olivos

Los Olivos
Até a lixeira de Los Olivos é linda!

Los Olivos

As degustações custam em média 10 dólares e o passeio pela cidade leva em média um dia inteiro para conhecer. Como é bem pequena, dá para estacionar o carro em qualquer lugar e conhecer tudo a pé.

Como a maioria das vinícolas, as salas de degustação em Los Olivos também abrem as 11AM e fecham as 5PM. Porém é possível encontrar algumas exceções como a sala de degustação Carhartt Vineyard (aberta até as 6PM) e a cervejaria Figueroa Mountain Brewing Co. (aberta até as 9PM). Falo mais sobre essa cervejaria aqui.

Com cerca de 47 salas de degustação, fica muito difícil escolher qual local conhecer (você terá vontade de entrar em todos). Sugiro começar com uma volta de carro pela cidade para se familiarizar com o local e decidir quais locais gostou mais. Abaixo, seguem algumas sugestões dos lugares que fui. Tive vontade de entrar em muitos outros, mas cheguei na cidade por volta das 2PM e só consegui visitar três salas. Em média, levei um pouco menos de uma hora em cada degustação.

SUGESTÕES DE SALAS DE DEGUSTAÇÃO EM LOS OLIVOS 

– Dreamcôte: Todos os vinhos aqui são deliciosos mas o destaque fica para um Chardonnay Espumante delicioso que pode ser vendido em garrafas iguais ao da foto abaixo. Nos finais de semana é servido pipoca de cortesia. O local é super charmoso e tem alguns jogos de tabuleiro ao longo do balcão. Outra vantagem desse local é que ele tem banheiro disponível. Não fica exatamente dentro da sala, mas é possível ter acesso a um banheiro super limpo (é só solicitar a senha fornecida pelo local).

  • Endereço: 2933 San Marcos Ave, Los Olivos, CA
  • Horários: Aberto de quinta a segunda das 11AM-5PM. Terças e quartas aberto somente com horário marcado.
  • Valor da degustação: 10 dólares incluindo 7 vinhos

Los Olivos Wine Tasting

Los Olivos Wine Tasting

Los Olivos Wine Tasting

Los Olivos Wine Tasting

– Kaena Tasting Room: Essa sala de degustação tem como o tema o Havaí. O proprietário Mikael é havaiano e o nome Kaena é uma palavra havaiana que significa “potencial para a grandeza“. Os vinhos realmente dão jus ao nome e são muito bons, porém um pouquinho caros (o vinho tinto mais barato da variedade Grenache que são o destaque desse local custa 30 dólares). Mas vale a pena fazer a degustação, onde é possível experimentar os principais vinhos por 10 dólares. A decoração do lugar é em homenagem a praia de Waikiki em Oahu no Havaí, o que deixa o local com um clima mais moderno e descontraído.

  • Endereço: 2890 Grand Ave, Los Olivos CA
  • Horários: Aberto diariamente das 11AM-5PM
  • Valor da degustação: 15 dólares incluindo 5 vinhos
  • Distância da sala de degustação Dreamcôte: 160 metros (aproximadamente 2 minutos a pé)

Los Olivos Wine Tasting

Los Olivos Wine Tasting

– Carhartt Vineyard: Essa sala realmente merece uma visita. Se as fotos não convencerem você, experimente ver o local internamente através do google maps clicando aqui. Eles oferecem 6 vinhos para sua degustação por apenas 10 dólares. Não achei nenhum vinho espetacular, mas vale muito a pena pelo ambiente. Outro ponto positivo desse local é que ele fecha uma hora mais tarde que a maioria das vinícolas (6PM), portanto deixe esse local para ir por último.

  • Endereço: 2990 Grand Avenue, Los Olivos, CA
  • Horários: Aberto diariamente das 11AM-6PM
  • Valor da degustação: 10 dólares incluindo 6 vinhos
  • Distância da sala de degustação Kaena: 160 metros (aproximadamente 3 minutos a pé)

Los Olivos Wine Tasting

Los Olivos Wine Tasting

Los Olivos Wine Tasting

ALGUMAS LOJAS DIFERENTES PARA CONHECER EM LOS OLIVOS

– Olive Hill Farm: Nessa loja é possível fazer a degustação de azeites de oliva e vinagres com sabores diferentes. A degustação é 5 dólares e inclui pães para mergulhar em 5 opções de azeites de oliva ou vinagres. Infelizmente quando fui conhecer essa loja já tinha passado das 5PM e estava fechada.

  • Endereço: 2901 Grand Ave, Los Olivos, CA (muito próximo a sala de degustação Kaena Tasting Room)
  • Horários: Aberto diariamente das 11AM-5PM
  • Valor da degustação: 5 dólares incluindo 5 opções de azeites de oliva ou vinagres
  • Distância da sala de degustação Kaena: 35 metros (aproximadamente 1 minuto a pé)

Los Olivos

– Avec Moi: Loja de decoração, roupas e acessórios lindíssima. Os preços são caros, mas é daquelas lojas que vale a pena entrar nem que seja para dar uma olhadinha. Se você procura um presente exclusivo para dar para alguém, nessa loja possivelmente você encontrará!

  • Endereço: 2906 Grand Ave, Los Olivos, CA (muito próxima a sala de degustação Kaena Tasting Room)
  • Horários: Aberto diariamente das 11AM-5:30PM
  • Distância da sala de degustação Kaena: 100 metros (aproximadamente 1 minuto a pé)

Los Olivos

Los Olivos

– Jedlicka’s: Essa loja é para quem gosta de itens relacionados a fazenda, coisas ao estilo cowboy americano. Lá você encontrará chapéus, botas, cintos, jóias de prata e itens relacionados a montaria. Como não faz muito meu estilo não comprei nada, mas é uma loja curiosa para se conhecer.

  •  Endereço: 2883 Grand Avenue, Los Olivos, CA (muito próximo a sala de degustação Kaena Tasting Room e exatamente na frente do restaurante Los Olivos Wine Merchant & Cafe)
  • Horários: Aberto diariamente das 11AM-5:30PM
  • Distância da sala de degustação Kaena: 34 metros (aproximadamente 1 minuto a pé)

Los Olivos

Los Olivos

ONDE COMER

– Los Olivos Wine Merchant & Cafe: Não experimentei nenhum restaurante em Los Olivos, mas havia colocado no roteiro esse local caso decidisse almoçar por lá. Ficou bem famoso depois que apareceu no filme Sideways (filme muito interessante para quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa região – Conta a história de dois amigos que saem para uma viagem de uma semana pelas vinícolas da Califórnia). Se quiser conferir o menu com os valores clique aqui.

  •  Endereço: 2879 Grand Avenue, Los Olivos, CA (muito próximo a sala de degustação Kaena Tasting Room e exatamente na frente da loja Jedlicka’s)
  • Horários: Aberto de segunda a sexta para o almoço e jantar das 11:30AM-8:30PM e sábados e domingos é aberto também para o café da manhã das 08:30AM-10:30AM.
  • Distância da sala de degustação Kaena: 54 metros (aproximadamente 1 minuto a pé)

– Corner House Coffee: Se você deseja apenas um café não tenha dúvida e vá direto ao Corner House Coffee. 

  • Endereço: 2902 San Marcos Ave, Los Olivos, CA (muito próximo a sala de degustação Dreamcôte)
  • Horários: Aberto de segunda a sexta das 6:30AM-5PM e sábados e domingos das 7AM-5PM
  • Distância da sala de degustação Dreamcôte: 60 metros (aproximadamente 1 minuto a pé)

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

– A cidade é muito calma durante os dias da semana. Estive na cidade em uma sexta-feira e todos os lugares estavam super tranquilos e praticamente vazios. Já no final de semana a cidade costuma ficar bem cheia e algumas salas de degustação podem ter filas (já que são lugares pequenos e não tem capacidade para tanta gente). Se você quiser conhecer a cidade com mais agito vá aos finais de semana, porém se preferir algo mais tranquilo de preferência aos dias de semana (de quarta a sexta feira, já que alguns locais não estão abertos nas segundas e terças-feiras).

– O único lado ruim de Los Olivos é que a maioria das salas de degustação não possuem banheiro. A cidade conta com banheiros públicos que ficam na rua (os chamados pipi móveis no Brasil). Confesso que essa parte da cidade acho que podiam melhorar. É difícil imaginar uma cidade tão perfeita sem banheiros públicos. Os pipi móveis costumam ser mantidos limpos, mas no final do dia, não costumam estar uma maravilha, porém da de encarar. Fora esse detalhe, a cidade de Los Olivos é muito legal e imperdível, nem que seja uma parada rápida para uma caminhada, ou para conhecer pelo menos uma sala de degustação ou até tomar um café em um dos diversos lugares charmosos da cidade.

-Clique aqui para baixar o mapa do centro de Los Olivos onde se localizam as principais salas de degustações, lojas e restaurantes.

  • Distância de Los Angeles, CA: 207km (aproximadamente 2h20min)

Los Olivos

3