Roteiro de um dia em Paso Robles – Um dia diferente em seu tour pela Califórnia

Paso Robles

Paso Robles é uma cidade da Califórnia, localizada em uma região vinícola, desconhecida pela maioria dos turistas e menos popular que a famosa região de Napa Valley ao norte de São Francisco. Essa cidade fica no meio do trajeto de São Francisco à Los Angeles, na parte central da Califórnia (cerca de 3 horas de carro). É um verdadeiro paraíso para quem pretende conhecer as vinícolas e os vinhos da Califórnia e não gastar muito, além de ser uma região mais tranquila que a popular Napa Valley. Em média, o valor da degustação de cinco a sete vinhos é de 10 dólares, porém você encontra alguns locais com degustação por 5 dólares ou até de graça. Essa cidade também fica a cerca de 30 minutos de San Luis Obispo, destino estratégico para parar quem está fazendo o trajeto de Los Angeles para São Francisco ou vice-versa. O ideal é separar pelo menos um dia inteiro para conhecer essa região.

  • Distância de São Francisco, CA: 337km (aproximadamente 3h10min)
  • Distância de Los Angeles, CA: 329km (aproximadamente 3h15min)
  • Distância de San Diego,CA: 523km (aproximadamente 5h17min)
  • Distância de San Luis Obispo,CA: 49km (aproximadamente 30min)  

QUANTO TEMPO FICAR

Em Paso Robles você encontrará mais de 200 vinícolas e muitas opções de passeios. Quando visitei a cidade, fiquei dois dias (sábado e domingo). Me hospedei na cidade de San Luis Obispo, pois além de ser bem próxima a Paso Robles, os preços dos hotéis são bem mais baratos. Dois dias foram ótimos, porém o passeio de apenas dia é perfeito para conhecer algumas vinícolas da região e encaixar no seu roteiro pela Califórnia. Abaixo, listo um roteiro de um dia, incluindo as melhores vinícolas que visitei e sugestões de dois restaurantes imperdíveis.

Obs: Escolha quatro entre as cinco vinícolas abaixo, de acordo com sua preferência. Dependendo do seu ritmo, talvez fique difícil visitar cinco vinícolas em apenas um dia.

ROTEIRO DE UM DIA EM PASO ROBLES 

– CAFÉ DA MANHÃ: Se estiver hospedado em San Luis Obispo (cidade próxima a Paso Robles, com diversas opções de hospedagem e com preços bons) tome café no Outspoken Café e peça um Cappucinno e um Quiche do dia. Pode parecer estranho comer um Quiche no café da manhã, mas pode apostar que não vai ter erro. O Quiche desse local é delicioso com uma textura muito leve. O lugar também é muito legal (fica praticamente dentro de uma loja cheia de bicicletas). Um ambiente diferente e perfeito para começar seu dia antes de ir para Paso Robles. Obs: O Quiche é servido gelado e você deve aquece-lo no microondas que fica próximo as mesas.

  • Endereço: 1422 Monterey, San Luis Obispo, CA
  • Horários: Segunda a sexta das 7AM-4PM. Fechado aos sábados e domingos.
San Luis Obispo
Outspoken Café em San Luis Obispo,CA
San Luis Obispo
Interior do Outspoken Café
San Luis Obispo
Quiche ($4,75)

– PRIMEIRA VINÍCOLA EM PASO ROBLES: San Marcos Creek – Essa vinícola é um charme só. Ela possui uma sala de degustação muito bonita, além de uma área externa linda para tirar fotos. Os vinhos são deliciosos e a degustação de cinco vinhos custa 5 dólares. Meu vinho branco preferido foi o 2013 Chardonnay ($22) e os tintos foram o 2012 Epiphany Estate Cuvee e o 2012 Relevation Estate Cuvee ($32 cada). Ao lado da vinícola existe um hotel super charmoso e exclusivo com apenas alguns quartos. Se possível tome coragem e peça para conhece-lo por dentro. Se estiver dentro do seu orçamento, fique hospedado nesse hotel, pois é incrível (os valores variam de acordo com a época, mas em média a diária mais barata é de 182.50 dólares e a mais cara é de 200 dólares).

  • Endereço: 7750 North Highway 101, Paso Robles, CA
  • Horários: Aberto todos os dias das 11AM-5PM.
  • Valor da degustação: 5 dólares
Paso Robles
San Marcos Creek
Paso Robles
San Marcos Creek
Paso Robles
San Marcos Creek
Paso Robles
Interior da sala de degustação de San Marcos Creek
Paso Robles
Interior da sala de degustação de San Marcos Creek

– SEGUNDA VINÍCOLA: Villa San Juliette Winery – Essa vinícola fica a 17,8km (11,1 milhas) da vinícola San Marcos Creek (aproximadamente 18 minutos). Ela fica localizada em uma área um pouco afastada e no caminho você passa por estradas bem isoladas, com paisagens lindas. De início você pode até ficar desconfiado se está no caminho certo, pois quase não se vê carros nessas estradas. Mas acredite no GPS, pois chegando lá você vai descobrir uma belíssima vinícola com diversos locais para se fazer um piquenique (é permitido levar o que quiser). Antes de iniciar o piquenique, faça uma degustação de 6 vinhos por 10 dólares e escolha seu preferido (a degustação é de graça se você comprar a garrafa). Achei todos os vinhos maravilhosos, então decidi pelo rosé 2014 VSJ Reserve Rosé, Paso Robles Estate ($20). Não deixe de provar nesta degustação um dos melhores vinhos tintos que já tomei, o 2013 VSJ Reserve Grenache, Paso Robles ($32). Caso não tenha levado nada para comer, está disponível nesta vinícola, das 11AM-4PM, alguns itens como tábua de queijos ($16), pizza ($14), além de outros pratos.

  • Endereço: 6385 Cross Canyons Rd, San Miguel, CA
  • Horários: Aberto de quinta a segunda das 11AM-5PM. Terças e quartas aberto somente com horário marcado.
  • Valor da degustação: 10 dólares
Paso Robles
Villa San Juliette Winery
Paso Robles
Villa San Juliette Winery
Paso Robles
Piquenique em Villa San Juliette Winery

– TERCEIRA VINÍCOLA: J. Lohr – Essa vinícola fica a 8,5km (5,3 milhas) da vinícola Villa San Juliette Winery (aproximadamente 8 minutos). O ponto alto aqui, é sua área externa com uma visão incrível dos vinhedos, com a possibilidade de chegar bem pertinho deles. O local da degustação é fechado, mas você pode pegar seu copo e continuar degustando seu vinho ao ar livre caso não queira comprar uma garrafa. Foi o que eu fiz. Pedi uma degustação e a cada vez que o copo terminava voltava ao interior da vinícola para preencher novamente o copo. Confesso que aqui, nenhum dos vinhos chamou muito minha atenção, mas todos eram bons. A degustação de 6 vinhos é gratuita.

  • Endereço: 6169 Airport Rd, Paso Robles, CA
  • Horários: Aberto todos os dias das 10AM-5PM.
  • Valor da degustação: Gratuita
Paso Robles
J. Lohr
Paso Robles
J. Lohr

– QUARTA VINÍCOLA: Para finalizar seu dia você pode você pode escolher, de acordo com sua preferência, um dos dois locais abaixo: 

  • Tobin James Cellars: Esse local é bem diferente das vinícolas anteriores. A degustação é gratuita e o clima é de festa ao estilo faroeste. Não espere por nada muito romântico, nem lindas paisagens nesta vinícola, pois como diz o menu “a única regra da degustação é se divertir“. Os vinhos (apesar de terem ganho vários prêmios) não me chamaram muito a atenção, mas vale a pena a experiência. É o jeito perfeito para terminar o dia, caso você goste de lugares bem animados e descontraídos. Outra características aqui, é que o local fecha as 6PM (1 hora mais tarde que a maioria das vinícolas) por isso o ideal é sempre deixá-la por último. Assim que entrar, tente procure pelo Gaetano, uma pessoa incrível que com certeza vai tornar sua experiência melhor ainda. Fica a 15,7km (9,8 milhas) da vinícola J. Lohr (aproximadamente 12 minutos).
  • Endereço: 8950 Union Road, Paso Robles, CA
  • Horários: Aberto todos os dias das 10AM-6PM.
  • Valor da degustação: Gratuita
Paso Robles
Tobin James Cellars
Paso Robles
Tobin James Cellars
  • Falcon Nest Vineyard & Winery: Essa é uma vinícola bem familiar que possui uma sala de degustação bem intimista. Você provavelmente vai ser atendido pelos proprietários Carol e Francesco que são super simpáticos (ela inclusive adora Bossa Nova e colocou um CD de Bossa Nova para tocar quando soube que eramos do Brasil). Essa vinícola é especializada em vinhos antigos e por apenas 5 dólares é possível provar vinhos do ano de 2003. Um dos vinhos que amei foi o Falcon Nest Zinfandel 2003 ($23). Esse local fecha somente as 7:30PM, ideal para uma visita no final do dia.
  • Endereço: 5185 Union Road, Paso Robles, CA.
  • Horários: Aberto todos os dias das 10AM-7:30PM.
  • Valor da degustação: 5 dólares.

ONDE COMER

Buona Tavola: Restaurante de comida italiana. Simplesmente o melhor que já provei nos Estados Unidos. Possui duas filiais, uma em Paso Robles e outra em San Luis Obispo. Os preços são justos pela qualidade da comida.

  • Endereço: 943 Spring Street, Paso Robles, CA ou 1037 Monterey Street, San Luis Obispo, CA
  • Horários: Em San Luis Obispo os horários são: – Almoço: De segunda a sexta das 11:30AM-2:30PM. Fechado para o almoço aos sábados e domingos. – Jantar: De domingo a quinta das 5:30PM-9:30PM e sexta e sábado das 5:30PM-10PM. Em Paso Robles os horários são: – Almoço: De segunda a sexta das 11:30AM-2:00PM. Fechado para o almoço aos sábados e domingos. – Jantar: De domingo a quinta das 5:30PM-9:30PM e sexta e sábado das 5:30PM-10PM.O que pedir: Agnolotti di scampi allo zafferano (Ravioli caseiro recheado com camarão, presunto de parma e molho de açafrão) por $19.75 e/ou Tortelloni alla Piemontese (Tortellini caseiro recheado com carne, espinafre e presunto ao molho de cogumelo porcini) por $20,25 e para sobremesa o legítimo Tiramisu por $9.75. O menu completo você encontra no site: http://btslo.com

– Taste: Caso queira uma opção mais barata, “Taste” é uma boa pedida. A proposta do restaurante é servir pequenas porções de comidas bem elaboradas e com ótimos preços. Você pode escolher, por exemplo, três itens do menu por 4 dólares. Tudo é muito bem apresentado e a comida é deliciosa.

  • Endereço: 2900 Broad St. San Luis Obispo, CA
  • Horários: Aberto todos os dias das 11AM-10PM.
  • O que pedir: Escolha o TRIO abaixo por 14 dólares:

– Lamburguer (hambúrguer de cordeiro);

– Mac and Cheese (macarrão com queijo) com blue cheese (semelhante ao queijo gorgonzola) e mushroom (cogumelo);

– Em’s So Sweet Potato Fries (batata-doce frita)

Veja o menu completo com os preços aqui.

San Luis Obispo

4