Um bairro diferente para conhecer em São Francisco

São Francisco é uma cidade apaixonante. Não foi à toa a escolhi para ser um dos destinos em minha Lua de Mel. Infelizmente minha primeira impressão não foi muito boa. Desembarquei do metrô em um dos bairros mais famosos da cidade, Union Square. Fiquei um pouco assustada com a quantidade de mendigos nas ruas. Mais tarde descobri que isto é comum em São Francisco. São problemas que a maioria das grandes cidades no mundo enfrentam.

Bairro Hippie São Francisco

Após sair da estação de metrô, comecei a observar as coisas boas de São Francisco. Afinal, em qual outra cidade dos Estados Unidos é possível andar em pé do lado de fora de um bondinho (os chamados Cable Cars) do ano de 1873?

Neste segundo post sobre São Francisco (o primeiro você encontra aqui) vou falar um pouco sobre um dos bairros mais diferentes da cidade e que eu acho incrível: o Haight-Ashbury, localizado em torno do famoso encontro das ruas Haight e Ashbury.

Esse bairro é famoso por ter sido o berço do movimento hippie nos anos 60 nos Estados Unidos. Desde então ele é referência da cultura hippie e muito do que você vai ver por lá remete a época “Paz e Amor” em São Francisco. Naquela época a maioria dos jovens adeptos ao movimento hippie se reunia nesse bairro. Hoje, não é mais tão comum encontrar jovens hippies perambulando pelas ruas do bairro, mas da para sentir que o clima “Paz e Amor” continua pelo local.

A esquina mais famosa é a que da nome ao bairro e uma foto neste local é indispensável. A maioria do comércio é formado por lojas um pouco diferente, mas muito interessantes para entrar e dar uma olhada (lojas de discos, roupas coloridas, brechós e itens artesanais).

Bairro Hippie São Francisco

A principal rua é a Haight Street e é principalmente por ela que você deve fazer seu passeio. Você pode começar por qualquer lugar da Haight St. porém, sugiro começar no início da rua, bem próximo ao Golden Gate Park. É importante saber que a maioria das lojas abre somente as 11AM, então não adianta programar seu passeio para muito cedo. Chegue por volta das 11AM e programe-se para almoçar por ali. O passeio não é muito extenso e em uma hora você consegue conhecer tudo.

Como sugestão para sua primeira parada, conheça o Cha Cha Cha, um restaurante caribenho com uma decoração bem peculiar e um clima super alto astral. Não deixe de pedir 1/2 Jarra de Sangria (1/2 Pitcher) por apenas 14 dólares. A meia jarra é praticamente uma jarra inteira. Foi a melhor sangria que já provei (isso que não sou muito fã de sangria, mas essa era uma delícia). O cardápio possui várias opções de tapas (pequenas porções de comida para compartilhar), mas confesso que não gostei de nada. Caso não goste também, peça apenas a sangria. Este restaurante costuma estar sempre lotado, principalmente nos finais de semana, por isso, opte por visita-lo assim que chegar no bairro, antes de começar seu passeio.

Bairro Hippie São Francisco
Restaurante Cha Cha Cha

Saindo do Cha Cha Cha, a poucos passos de distância e seguindo em direção ao Golden Gate Park, você irá avistar a loja Amoeba Music, uma loja de discos muito legal. A variedade de discos nesta loja é imensa e da para perder um tempão nela. Se você tiver sorte, pode até assistir  a um show dentro da loja. Caso não queira contar apenas com a sorte, clique aqui e entre no site da loja para conferir os horários das apresentações. Apesar dos shows serem de bandas desconhecidas, este é um programa MUITO legal e ainda por cima de graça.

Como sugestão para o almoço, caso você queira continuar no mesmo clima alternativo do bairro, recomendo entrar no Second Act Marketplace. É difícil classificar esse lugar. Se for para defini-lo: Second Act é um espaço simples e pequeno que possui locais diferentes para comer, que trazem uma nova visão de alimentos e bebidas (com preços baratos) junto com um espaço que costuma ter alguns eventos sazonalmente (música ao vivo, filmes ou até eventos particulares, por exemplo). Achei esse lugar super legal, e recomendo para quem gosta de comidas diferentes. Hoje o local consta com 3 “restaurantes”:

  • AйDa Piroshki: Comida russa
  • Volcano Kimchi: Alimentos saudáveis e orgânicos
  • Bulka Bakery: Padaria que serve pães, bolos e salgados feitos com ingredientes locais e orgânicos

Depois do almoço continue seu passeio pelo bairro entrando nas lojinhas que mais lhe agradarem. Uma bem curiosa é a Jammin On Haight, que vende camisetas com estampas coloridíssimas, ao estilo hippie.

Assim como em outros lugares da cidade, infelizmente nessa região, também é possível encontrar mendigos, principalmente perto do Golden Gate Park onde inicia a Haight Street. Eles não são perigosos, então aproveite seu passeio pelo local e tente se acostumar com eles. Caso esteja com tempo, vale a pena continuar seu passeio pelo Golden Gate Park.

COMO CHEGAR

– Ônibus: Para saber a melhor rota de transporte público dependendo do local de onde partir, entre direto no site Transit 511 de São Francisco, clique em Plan a Trip e digite o endereço do seu hotel no campo Start e como destino (campo End) coloque o endereço do restaurante Cha Cha Cha que fica bem no início da Haight St., de onde você deve começar seu passeio.

– Carro: O ideal é conhecer o bairro a pé, por isso estacione seu carro no início da Haight St., próximo ao restaurante Cha Cha Cha.

Endereços: 

  • Cha Cha Cha: 1801 Haight St.
  • Second Art Marketplace: 1727 Haight St.
  • Amoeba Music: 1855 Haight St.
  • Jammin On Haight: 1400 Haight St.

QUANDO IR

– Depois das 11AM (a maioria das lojas abre depois das 11AM)

– Anualmente ocorre uma feira de rua no bairro, a Haight-Ashbury Street Fair que é feita para celebrar a história e diversidade cultural do bairro. Ela ocorre geralmente na segunda semana de junho. Para saber mais sobre essa feira clique aqui.

  • Amoeba Music: Aberto diariamente das 11AM-8PM.
  • Jammin On Haight: Aberto diariamente das 11AM-7PM.
  • Cha Cha Cha: Aberto de domingo a quinta das 11:30AM-4PM e das 5PM-11PM e sextas e sábados das 11:30AM-4PM e das 5PM-11:30PM. Happy hour com promoções de segunda a quinta das 4PM-7PM.

O QUE PEDIR

Se for beber um drink no Cha Cha Cha pedir 1/2 Jarra de Sangria (1/2 Pitcher) por apenas 14 dólares.

2