Farmer Market em São Francisco. Um passeio IMPERDÍVEL!

Sempre que vou viajar, uma das primeiras coisas que pesquiso na hora de montar meu roteiro são as famosas Farmers Market. Conhecidas pelos brasileiros como “Feiras ao ar livre”, onde os produtores locais vendem seus alimentos frescos diretamente ao consumidor. A diferença é que nos Estados Unidos, esses locais não se resumem a barraquinhas de frutas, legumes e alguns biscoitinhos. Lá as opções são inúmeras e as Farmers Market são verdadeiros eventos em que muitas vezes as frutas e legumes acabam se tornando coadjuvantes entre tantas opções maravilhosas.

Farmer Market

A melhor Farmer Market que conheci até hoje nos Estados Unidos é a de São Francisco, a chamada “Ferry Plaza Farmers Market”. Ela ocorre no Embarcadero que fica no final da famosa Market Street, na área externa do Ferry Building Marketplace. Ela funciona três dias por semana (terças, quintas e sábados), mas o melhor dia para conhece-la é nos sábados de manhã. O público geralmente é local misturado com muitos turistas e chefs de restaurantes locais que muitas vezes vem comprar seus suprimentos nesta feira.

Farmer Market
Ferry Building Marketplace

Por ser um local voltado principalmente a comidas, chegar com fome é pré requisito básico, afinal, por mais que você não queira gastar, a maioria dos produtores oferece amostras grátis dos seus produtos. A Farmer Market de São Francisco é minha preferida não somente pela imensa variedade de produtos que oferece, mas também por sua localização.

Farmer Market
Interior do Ferry Building Marketplace

O Ferry Building Marketplace por si só já vale a pena conhecer. Lá você irá encontrar muitas lojas e restaurantes, tudo isso em um lugar super charmoso com vista para maravilhosa baia de São Francisco. Um café aqui  com certeza é uma boa pedida. O ideal é chegar cedinho por volta das 9AM no sábado para conhecer o Ferry Building e em seguida a Farmer Market que fica na área externa. Esse passeio com certeza é uma das lembranças mais legais que tenho de São Francisco, pois aqui você sente o gostinho de como seria morar nesta linda cidade.

Farmer Market

Farmer Market

Para aproveitar ao máximo seu passeio, segue abaixo os locais imperdíveis para você conhecer dentro do Ferry Building Marketplace:

– Cowgirl Creamery: Essa é uma queijaria que oferece queijos de fabricação própria e queijos artesanais da fazenda Cowgirl Ceramery e de alguns queijeiros da América e Europa. A o lado da queijaria fica o Cowgirl Creamery Sidekick, uma ótima opção para seu café da manhã.

– Acme Bread Company: Padaria que utiliza apenas farinha orgânica em seus pães, que são assados durante todo o dia em fornos a lenha. Essa é outra opção para seu café da manhã.

Farmer Market
Cowgirl Creamery e ao lado Acme Bread Company

– Boccalone Salumeria: Para os que gostam de salame, essa loja é uma perdição. Vende diversos tipos de salames que podem ser fatiados na hora para você degustar enquanto passeia pelo mercado.

– Ferry Plaza Wine Merchant: Para comprar e degustar vinhos. Uma dica é comprar pães na Acme Bread Company, queijos na Cowgirl Creamery, salames na Boccalone Salumeria e um vinho na Wine Merchant para um piquenique ao ar livre.

– Blue Bottle Coffee: A melhor opção para um cappuccino. Na minha visita comprei um cappuccino na Blue Bottle e uma torrada de queijo na Cowgirl Creamery Sidekick, simplesmente maravilhoso! Saiba mais sobre o Blue Bottle Coffee aqui.

– Sur La Table: Uma das minhas lojas preferidas nos Estados Unidos. É uma loja de produtos para cozinha que se define como “uma loja de ferramentas para cozinheiros“. A relação de produtos é imensa e a loja é lindíssima, daquelas que você tem vontade de levar tudo para casa.

Além desses locais, o Ferry Building Marketplace tem mais de 40 estabelecimentos entre lojas, cafés e restaurantes para você conhecer, além da gigantesca Farmer Market nas terças, quintas e sábados. Com certeza um programa imperdível para quem quer se sentir um morador local por um dia em São Francisco!

Farmer Market

Farmer Market

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS FARMER MARKETS 

– Pesquise no Google “Farmer Market” e o nome da cidade que você vai visitar para ver se descobre alguma Farmer Market no período da sua viagem. Elas existem em praticamente todas as cidades dos Estados Unidos, muitas vezes em dias específicos, por isso vale a pena pesquisar.

– É provável que você não gastará muito nesse passeio, sendo ele considerado econômico. As Farmers Market tem entrada gratuita e provavelmente se você estiver hospedado em um hotel sem fogão e geladeira, será muito difícil fazer grandes compras nesse local já que a maioria dos alimentos precisa ser preparado. Na minha última visita a Farmet Market de São Francisco, aproveitei algumas amostras grátis que estavam sendo oferecidas e acabei não gastando nada na feira (apenas no café da manhã dentro do Ferry Building Marketplace).

– Não esqueça de levar dinheiro, pois a maioria dos lugares não aceitam pagamento como cartão de crédito ou débito.

ONDE FICA

– O Ferry Building Marketplace fica localizado ao longo do Embarcadero no final da famosa Market Street em São Francisco, CA. A Ferry Plaza Farmers Market é no mesmo local, mas na área externa.

Se estiver de carro, existem vários estacionamentos pagos na região. Um deles é o Ace Parking (Washington & Embarcadero Parking Lot) que fica em frente ao Ferry Building. 

Se for de transporte público, dá pra chegar de MUNI, BART, Ferry e a linha F do bonde também para aqui. Ou se estiver hospedado na Union Square, dá para ir a pé  (20 minutos a pé em linha reta, só ir seguindo a Market Street que você chegará lá).

Farmer Market
Caminhada matinal até a Farmer Market pela Market Street

QUANDO IR

– The Ferry Building Marketplace: Aberto de segunda a sexta das 10AM-6PM, sábados das 9AM-6PM e domingo das 11AM-5PM.

– Ferry Plaza Farmers Market: Aberta três dias por semana, terças e quintas das 10AM-2PM e sábados das 8AM-2PM.

Sugiro conhecer os dois lugares aos sábados e chegar por volta das 9AM.

2