Como viajar mais, sem gastar muito (Parte 2)

Se você esta lendo este post é porque você realmente quer MUITO viajar. Agora, irei demonstrar passo a passo, através das experiências que tive organizando minhas viagens, algumas dicas para você realizar a viagem dos seus sonhos!

          Não perca tempo comece já!

Primeiro passo

Defina o local que você pretende conhecer!

Não basta escolher “Estados Unidos” como seu destino. Defina os detalhes dos lugares que você pretende ir. Por exemplo, se você quer conhecer a Disney, busque quais os parques você faz questão de ir. Caso queira visitar a Califórnia, defina quais cidades pretende conhecer e assim por diante. É importante saber, desde o primeiro passo, quais são as prioridades em sua viagem para motivá-lo a começar a economizar.

Big Sur

Segundo passo

Depois de escolher o lugar, defina quando você quer ou pode viajar (daqui 6 meses, 1 ano ou tanto faz). Caso você só consiga tirar férias em determinada época do ano, então programe-se. Agora, se as suas férias são flexíveis, considere viajar em uma estação de baixa temporada e com o clima que mais lhe agrade.

New York
Inverno em Nova Iorque

Sempre que posso, programo minhas viagens para a primavera ou outono, quando o clima é ameno e a paisagem é linda, principalmente em épocas de pouca chuva (confira o clima em https://weather.com/weather, basta digitar o nome da cidade que pretende conhecer e depois clicar em “Monthly” para ver a temperatura e a quantidade de chuva mês a mês – verificar a tabela “Average Precipitation”). A pesquisa do clima é fundamental.

Carmel
Primavera em Carmel, CA

Mas não se desespere caso não consiga viajar na estação ideal. Já viajei para Las Vegas em Julho, em altíssima temporada, calor insuportável, onde todos os sites e blogs de viagem diziam para NÃO VIAJAR EM JULHO para Las Vegas. Mas como era a única data que conseguiria tirar minhas férias, fui “obrigada” a escolher essa época. E apesar de tudo, foi uma das MELHORES viagens em minha vida, o clima não atrapalhou em nada.

“As vezes não conseguir o que se quer é uma tremenda sorte” Dalai Lama 

Terceiro passo

Após escolher a data, defina quantos dias você pretende ficar. Aqui, é importante se ter uma breve noção do valor da sua viagem para então calcular quanto você deverá economizar por mês. Quanto mais conseguir economizar, mais dias você poderá ficar e mais cedo você poderá viajar. O importante é definir uma data, pois se economizar só por economizar, muito provável que desista pelo caminho.

Agora é hora de rever quais são suas prioridades. Por exemplo, na primeira vez em que programei uma viagem à Califórnia, coloquei a  cidade de São Francisco em meu roteiro. Defini as cidades, dias e a época que gostaria de ir, mas quando fui pesquisar os preços das passagens e reservar os hotéis, descobri que São Francisco é uma das cidades mais caras dos Estados Unidos (hotéis caríssimos e passagens caríssimas). Como meu plano de economia era de no máximo doze meses, tive que fazer uma pequena alteração e acabei conhecendo apenas a região de Los Angeles. Sem problemas, pois a viagem para São Francisco ficaria para uma próxima vez.

Para fazer um orçamento rápido da sua viagem utilize utilize um site busca de preços de hotéis como o booking.com (o link de pesquisa se encontra na barra ao lado) e algum site de busca de preços de passagens como o decolar.com.

Quarto e último passo

Começar a economizar!

Coloque como meta separar um pouco de dinheiro no início do mês, logo que você receber seu salário. Se você não sabe quanto economizar, faça um cálculo, bem por cima, de tudo que você gasta (aluguel, gasolina, luz, supermercado etc). Deixe de lado os supérfluos como roupas ou outros bens materiais. Claro que existem algumas coisas que você não irá abrir mão, mas é super importante manter o foco. Se você sai para jantar uma vez por semana, tente sair uma vez a cada 15 dias. É importante não deixar de fazer tudo que gosta, pois ninguém quer ficar doze meses economizando sem poder sair de casa. Porém, você precisa diminuir os gastos com os supérfluos, se não infelizmente não terá o valor suficiente para viajar. Não deixe de viver e aproveitar a vida, apenas procure fazer isso de maneira mais simples. E lembre-se sempre que as trocas são por uma boa causa, afinal, a cada dia que passa, sua viagem estará mais perto, e isso tudo vai valer a pena!

Por fim, para que sua economia dê certo, tenha sempre a certeza de que SIM, você VAI VIAJAR! É importante você viver a viagem durante todo o período de economia e sempre lembrar dela como sua prioridade, pois assim você vai conseguir completar seu objetivo e desembarcar no seu destino tão sonhado!

Agora é só fazer as malas, e BOA VIAGEM! 

“Tudo que você tem de fazer é decidir ir, e a parte mais difícil estará resolvida. Então, vá!” Tony Wheeler

Viajar mais

4