Como viajar mais, sem gastar muito (Parte 1)

Muita gente pensa que viajar para o exterior é impossível. Sou sempre a primeira pessoa a dizer que isso não é verdade. Viajar para o exterior é possível para todos, basta um pouco de planejamento.

New York
New York, New York

Comece definindo o local que você sonha em conhecer, a quantidade de dias que você irá ficar e a época que pretende ir. Tendo esses três pontos bem definidos, é hora de começar a pesquisar os valores, e claro, começar a economizar! Tenha em mente que a quantidade de dias em sua viagem é um fator muito importante em seu planejamento!

É claro que inicialmente você irá pensar “quanto mais dias melhor!”

Sem dúvida quanto mais dias mais coisas você irá conhecer, porém entenda que a cada dia a mais em sua viagem, mais cara ela ficará (mais uma diária em hotel, mais um almoço etc). Para mim, uma viagem bem aproveitada leva em torno de quinze dias (dois dias de deslocamento, e treze dias no local, totalizando quinze dias perfeitos).

Temecula
Temecula, Califórnia

Viajar não é algo para se decidir hoje e comprar as passagens amanhã! 

Em média, levo um ano para decidir e programar minhas viagens. São doze meses de planejamento e economia. Mas não é preciso parar de viver por um ano para se ter alguns dias de luxo. Tudo depende das suas prioridades. A minha é viajar! Mas não necessariamente ficar em hotéis caros, e sim, hotéis bem localizados, para que eu possa gastar o mínimo possível de tempo em deslocamentos e aproveitar muito mais.

Defina sempre quais são suas prioridades!

Que tipo de viagem você quer fazer? Quer ficar em um hotel luxo cinco estrelas ou basta ter uma cama e um chuveiro quente? Com uma pesquisa rápida no site booking.com (o link de pesquisa se encontra na barra ao lado) e em algum site de busca de preços de passagens (costumo usar o decolar.com para uma pesquisa inicial), podemos ter noção de quanto será necessário economizar para realizar sua viagem.

Epcot
Epcot , Walt Disney World

Dependendo de quanto você consegue economizar por mês, esse sonho pode levar mais tempo ou menos tempo para se realizar. Mas, o importante é começar a economizar, sempre levando em conta suas prioridades. No momento, estou focada em uma viagem de três meses aos Estados Unidos com o intuito de fazer um curso de inglês. Depois de alguns cálculos, percebi que um ano seria muito pouco para conseguir o valor suficiente para realizar esse sonho, porém, com dois anos de economia, tenho 100% de certeza que vou conseguir realizar essa viagem. E isso é o que me motiva. Economizar é viciante, depois que você tem um objetivo. Pode parecer estranho, mas me sinto muito bem quando economizo. Claro que nem sempre foi assim mas hoje em dia, sinto satisfação e felicidade ao ver que consigo separar uma pequena parte do salário todo início do mês para minhas viagens.

Disney
Magic Kingdom, Walt Disney World

A primeira coisa que você deve comprar

  • A passagem de avião é o primeiro item que você deve garantir. Após comprá-la, a sensação é indescritível. Agora é real. SIM, você vai viajar.
  • O hotel é o próximo passo (se possível, já comece a reservar os hotéis no dia seguinte). A escolha do hotel é um processo longo, pois envolve vários fatores como dinheiro, localização e disponibilidade do hotel. Nem sempre o que é barato é ruim, por isso pesquisar é fundamental. Gosto de pesquisar em sites como o Yelp, Tripadvisor, Google Maps e alguns blogs. O mais importante é a localização, por isso, primeiramente costumo decidir onde quero ficar (localidade), então pesquiso alguns hotéis na redondeza, só depois coloco o nome do hotel escolhido no Tripadvisor ou Yelp para ver sua classificação. O hotel é uma das partes mais pesadas no orçamento de sua viagem, por isso, toda pesquisa é importante.
Hotel na Disney
Hotel Disney’s Wilderness Lodge

Em minha Lua de Mel por exemplo, a prioridade era de ficar em um hotel bom. Meu sonho era de me hospedar em um hotel de categoria luxo da Disney. A Lua de Mel foi a motivação perfeita para que nós conseguíssemos economizar (afinal uma diária em um hotel categoria luxo da Disney é mais ou menos 500 dólares). Falo mais sobre este hotel aqui. Essa era minha PRIORIDADE nessa viagem, por isso, não medi esforços para conseguir. Não consegui ficar todas as noites da minha Lua de Mel nesse hotel caríssimo, mas fiquei dois dias maravilhosos e bem aproveitados. Nos outros dias, me hospedei em hotéis mais simples.

As vezes você não irá conseguir realizar TUDO que sonhou em apenas uma viagem, mas o importante é viajar e aproveitar sempre o máximo que conseguir. O lado bom, é que sempre terá uma motivação a mais para uma próxima viagem (sim, pois eu já volto das minhas viagens pensando na próxima).

continua…

San Diego
San Diego, Califórnia
3