Ano-novo Chinês em NY

Um dos melhores eventos de Janeiro em NY é a comemoração do Ano-novo Chinês ou Lunar New Year. É estranho pensar nisso, mas no ocidente, muitos países possuem um calendário bem diferente do nosso. Neste ano de 2017, os chineses comemoram o Ano do Galo. Com uma breve pesquisada no Google descobri que cada ano é dedicado a algum animal do zodíaco chinês. Ao todo são 12 animais, e o calendário segue um ciclo de 12 anos (e estes ciclos se repetem eternamente). Tentei entender como eles definem que dia será o ano novo, mas a explicação é um pouco complexa (tem relação com as fases da lua e posição do sol). Tive muita sorte, pois o primeiro dia do ano caiu exatamente no dia em que cheguei em NY (28/01/2017). Acho que não existe melhor maneira de começar uma viagem!

COMO É O ANO-NOVO CHINÊS EM NY

Em NY, a festa começa por volta das 11AM no Sara D. Roosevelt Park e por todas as ruas de Chinatown. Neste parque, existem algumas tendinhas que vendem produtos feitos por estudantes da região. A parte mais legal da comemoração é a “queima de fogos” e o desfile dos dragões pelas ruas de Chinatown. Na verdade, a queima de fogos é feita com foguetes de confete, papéis coloridos e fitas coloridas.

Eu amo fogos de artifício, mas a os foguetes de fitas coloridas não perdem em nada. É tudo muito bonito e colorido. As ruas ficam cheias de papéis coloridos e fitas penduradas.

A “queima” de foguetes coloridos fica mais intensa, quando os dragões passam pela rua. Pela tradição chinesa, você deve tocar os dragões quando eles param de dançar para ter boa sorte no novo ano.

Outra tradição chinesa, são uns envelopes vermelhos que são dados durante a celebração na boca do dragão ou de pessoa para pessoa. Esses envelopes contém dinheiro para atrair sorte e fortuna. Obviamente eu não conhecia ninguém, mas por sorte acabei ganhando um envelope de uma mãe chinesa simpática que me explicou a tradição de encostar no dragão (porque até então eu não estava entendendo muita coisa).

Esse evento em NY é chamado de New Year’s Day Firecracker Ceremony & Cultural Festival e os dias e horários dessa festa mudam anualmente. Então, é bom sempre conferir a programação completa e horários no site http://betterchinatown.com/ ou digitar no Google “Chinese New Year in NY” que com certeza você vai encontrar mais informações.

ONDE FICA 

– A estação de metrô para chegar a Chinatown é a Canal Street. Diversas linhas de metro param em Canal Street, mas o ideal é pegar a linha amarela e descer em Canal Street (linhas N e R). Assim que descer você vai ver a movimentada rua. É por ela que você deve seguir no sentido leste (east). Para garantir que você está no sentido certo, a próxima rua que você irá encontrar é a Cortlandt Alley. A Bayard Street fica paralela a Canal Street.

– Outra opção é ir de metrô até o parque Sara D. Roosevelt Park e depois ir caminhando em direção a Bayard Street. A estação de metrô para chegar no parque é a Grand St (Linha B ou D Laranja).

Bayard Street

QUANDO IR 

Esse ano de 2017 aconteceu no dia 28/01/2017.

Horário: 11AM-3:30PM e a queima de foguetes coloridos iniciou 12PM.

Esses horários e datas podem variar de ano para ano e o evento sempre acontece em meados de Janeiro/Fevereiro. Se estiver planejando uma viagem para NY durante esses meses não deixe de conferir esse evento único!

3