Conheça o Hawaii

Hawaii…ou simplesmente Havaí em português…sinônimo de PARAÍSO NA TERRA! Acho que não existe melhor descrição para esse lugar que é formado por várias ilhas paradisíacas, sendo a mais popular delas a ilha de Oahu, com sua capital mundialmente famosa Honolulu.

Praia de Hanauma Bay em Honolulu

O Hawaii virou Estado Americano muito recentemente e foi o último estado a ser incorporado aos Estados Unidos. Não sou muito boa em história mas acho interessante saber um pouco da história do Havaí antes de ir para lá e entender algumas particularidades desse lugar. Para se ter uma noção, uma pessoa de 60 anos ou mais que nasceu em território havaiano, vivenciou duas realidades bem diferentes, pois antes de pertencer aos EUA  o Havaí era comandado pela monarquia, principalmente pelas várias gerações de Reis Kamehameha. Apesar de que a grande parte das pessoas é a favor dessa incorporação aos Estados Unidos, existe até hoje alguma resistência de alguns havaianos nativos (você poderá perceber isso em algumas partes da ilha, principalmente no Oeste) e apesar de estar nos Estados Unidos, muitas vezes você se sente em outro país.

Difícil não se apaixonar pelo Hawaii!

As oito principais ilhas do Hawaii se encontram distantes uma da outra e fica difícil conhecer em apenas uma viagem (o que não tem problema, pois é mais um motivo para voltar várias vezes para esse lugar incrível). O transporte por barcos entre as ilhas não é comum e a maneira mais prática é pegar um avião (uma passagem hoje sai por volta de 130 dólares ida e volta de uma ilha à outra). Mas se for sua primeira vez e você puder escolher somente uma ilha, a escolha certa é OAHU, onde fica a famosa cidade de HONOLULU. É uma ilha com uma mistura perfeita de mar azul e quente, muito verde e uma cidade incrível.

Homenagem ao surfista Duke Kahanamoku na praia de Waikiki

Outra característica que me chamou a atenção quando cheguei é que tudo lá tem nome parecido, as ruas, praias e comidas, tudo parece ter a letra K (Kailua, Kakaʻako, Poke, Makapuʻs…tudo é K alguma coisa).

O famoso Poke sendo degustado no Kapiolani Park em frente a Kuhio Beach

Eu não sabia, mas isso é porque o alfabeto havaino tem somente 12 letras, sendo 5 vogais (A, E, I, O, U) e 7 consoantes (H, K, L, M, N, P e W), então não tem muita opção. Outra coisa que achei curiosa é que lá eles falam três línguas: o Inglês, o Havaiano e o Pidgin, que eu nunca tinha ouvido falar. O Pidgin é usado por muitos locais em conversas do dia a dia. Resumindo, o Pidgin é um inglês simplificado. Apesar de me virar no inglês tradicional, o porteiro do meu prédio falava tudo em Pidgin e eu não entendia NADA, portanto não se assuste se você não entender o “inglês” de alguns havaianos, porque provavelmente eles devem estar falando em Pidgin.

O que esperar do Hawaii

O principal atividade é conhecer as VÁRIAS praias paradisíacas. Outra particularidade do Hawaii são as pessoas. É incrível você andar na rua e perceber que todos tem um estilo descolado, diferente de outros lugares dos Estados Unidos (o traje típico é bermuda, camiseta floral e chinelo). As pessoas parecem também levar uma vida mais relax, principalmente nas praias do Norte). Você também vai ver muitos surfistas de Longboard em Waikiki e milhares de japoneses (os japoneses AMAM o Hawaii, principalmente Waikiki). Por eles serem a maioria absoluta de turistas, a culinária local acaba sendo super influenciada. Você vai encontrar vários restaurantes com comida oriental de qualidade e preços razoáveis. Mais um motivo para amar o Hawaii!

Experiência imperdível: Aluguel de pranchas de Longboard na Praia de Waikiki $8 dólares/hora

Como é o clima ?

Perfeito! As temperaturas sempre ficam na faixa de 20°C a 29°C no verão ou no inverno e a temperatura da água é ótima. Nos meses de inverno é um pouco mais frio de noite, chove um pouco mais e a temperatura da água é um pouco mais fria. Mas é no inverno em que ocorrem os campeonatos mundialmente famosos de surf e as ondas gigantes aparecem. Apesar do clima perfeito, chove quase todos os dias em alguns locais da ilha (sol + chuva) por isso o Hawaii é famoso por seus arco-íris.

Qual a praia mais famosa ?

Na minha opinião Waikiki. Banzai Pipeline que fica na região conhecida como North Shore também é super conhecida (e igualmente maravilhosa) mas para mim nada resume mais o Hawaii que a praia de Waikiki (surf + areia branca + mar azul e quentinho + vulcão ao fundo + bares servindo Mai Tai que é um drink típico havaiano).

Final de tarde na praia de Waikiki 

O Hawaii se resume a uma palavra: Pa-ra-di-se! Ser feliz todos os dias é natural por lá e meu objetivo de vida depois que conheci o Hawaii é voltar o quanto antes!

Vou começar a postar várias dicas do Hawaii a partir de hoje já que fiquei um mês morando lá nesse ano de 2017…para entrar no clima super recomendo escutar essa música que resume em poucas palavras o que é esse paraíso na Terra!

1