O que comer no Hawaii – Poke

Resolvi começar essa série de dicas sobre o Hawaii com minha parte favorita: COMIDAS!

A princípio, quando comecei a pesquisar dicas sobre o Hawaii, notei que muito pouco se fala sobre a culinária de lá. Amei quase tudo que provei, e uma das comidas que mais gostei foi o famoso e maravilhoso POKE HAVAIANO!

Esse prato não é exclusivo do Hawaii. Alguns restaurantes no Brasil servem uma versão parecida com o poke havaiano. O poke é uma palavra havaiana e significa “para cortar” e é um mix de comida tradicional havaiana com ingredientes japoneses. O poke típico havaiano é feito de atum cru cortado em cubos com um molho geralmente baseado no molho de soja e de gergelim. O sabor tradicional é o Shoyo Poke e você come com arroz japonês. Uma dica é que você comece experimentando este sabor e depois vá testando outros sabores mais exóticos. O melhor poke que comi foi no Shaka Poke, que fica dentro do Waikiki Shopping Plaza, na praia de Waikiki.

Menu do restaurante Shaka Poke

Peça o sabor Spicy Mayo Poke. Você não vai se arrepender. O valor é $9,50 e a porção é para uma pessoa com bastante fome.

Spicy Mayo Poke do Shaka Poke

No supermercado você também encontra poke de diversos sabores vendidos a granel (fica por volta de $8 um potinho pequeno do Shoyo Poke que dá para uma pessoa). Eu testei vários sabores e recomendo além do tradicional Shoyo Poke, o Ähi Oyster Sauce Poke e o Spicy Ahi Poke (ou Spicy Mayo Poke). O mercadinho que eu costumava ir é o Coco Cove que fica na praia de Waikiki, pertinho da praia. Mas todos são bons e bem parecidos. Se você quiser experimentar um poke de um restaurante mais especializado, um dos locais mais famosos é o Ono Seafood. Confesso que provei e não notei muita diferença, além da localização não ser a melhor (apesar de estar localizado em Waikiki, não é perto da praia e você precisa ir de carro). Para mim a melhor dica mesmo é comprar seu poke no Shaka Poke ou no Coco Cove que são  pertinho da praia de Waikiki e degustá-lo em frente da praia no estilo havaiano.

ONDE ENCONTRAR OS MELHORES POKES HAVAIANOS 

  • Shaka Poke: Lower Level, 2250 Kalakaua Ave, Honolulu. Fica dentro do Waikiki Shopping Plaza. Aberto todos os dias das 10AM-3PM e das 5PM-9PM. Pedir Spicy Mayo Poke $9,5.
  • Coco Cove: 2284 Kalakaua Ave, Honolulu. Fica em frente ao Royal Hawaiian Center. Aberto todos os dias das 6:30AM-11:30PM.
  • Ono Seafood: 747 Kapahulu Ave, Honolulu. Aberto de quarta a sábado das 9AM-6PM, domingo das 10AM-3PM e segunda das 9AM-6PM (fechado as terças). Obs: Fique atento para não ir no restaurante errado pois tem um restaurante havaiano chamado Ono Hawaiian Foods muito próximo ao Ono Seafood. Ono é uma palavra havaiana que significa delicioso por isso você vai ver a palavra ono em vários lugares, sendo que nem todos servem poke. 

Outros lugares que você encontra poke a granel: 

  • Alicia’s Market: 267 Mokauea St, Honolulu. Aberto de segunda a sábado das 8AM-6PM (fechado aos domingos).
  • Safeway: 888 Kapahulu Ave, Honolulu. Aberto 24hrs (tem várias localizações e essa é uma das mais próximas da praia de Waikiki).

  • Foodland: 2939 Harding Ave, Honolulu. Aberto 24hrs (tem várias localizações e essa é uma das mais próximas da praia de Waikiki).

1