Memphis – A cidade do Elvis Presley

Não sei exatamente o porque, mas sempre tive o sonho de conhecer a cidade de Memphis. Antes mesmo de saber se um dia conheceria, eu já tinha um arquivo no meu computador chamado “Memphis” com várias dicas que fui pesquisando ao longo dos anos.

E por acaso do destino, em minha última viagem aos Estados Unidos finalmente conheci esta cidade, onde várias lendas da músicas se tornaram famosas (muitas que eu nem conhecia direito, mas quando você chega em Memphis, é impossível não entrar no clima e não virar fã). Elvis Presley é apenas um deles. Apesar de não ter nascido em Memphis, foi lá que ele morou grande parte da sua vida e se tornou um astro do Rock’n’Roll.

Como fiquei apenas dois dias na cidade, vou resumir abaixo 10 lugares imperdíveis para conhecer em Memphis e os motivos para você desviar um pouco da rota, seja qual for a cidade dos Estados Unidos que estiver visitando, para conhecer essa cidade no Estado do Tennessee.

1) Ver patos nadando dentro de um hotel

Um dos programas mais estranhos que já fiz nos Estados Unidos foi esse. Mas por mais estranho que pareça é um clássico em Memphis, então não pude deixar de conferir. A lenda diz que desde 1930 patos selvagens vivem no telhado do hotel Peabody em Memphis. Até ai tudo bem, mas a atração é que todos os dias exatamente 11AM os patos fazem uma viagem do telhado até o hall do hotel (pelo elevador) para nadar na fonte e pontualmente 5PM eles vão embora da mesma maneira (desfilando por um tapete vermelho). A lenda é curiosa e sendo verdade ou não, conhecer esse hotel e seus patos é um programa tradicional em Memphis. Chegue cedo para pegar uma mesa e provar uma cerveja local, enquanto assiste o estranho desfile de patos.

Aguardando o desfile dos patos provando as cervejas da cervejaria local Ghost River Brewing Co.

2) Comer o melhor churrasco americano 

Memphis é sinônimo de churrasco, mas é difícil saber qual o melhor deles com as inúmeras opções na cidade. Experimentei apenas um, devido ao tempo curto na cidade, mas foi o melhor churrasco típico americano que já comi até hoje nos Estados Unidos. O nome do restaurante é Central BBQ. Peça 1 porção de BBQ Nachos e as tradicionais Ribs e seja feliz!

3) Comer os melhores frangos fritos americanos

Sim, além do churrasco os melhores frangos fritos do mundo também são encontrados em Memphis. Um dos restaurantes mais tradicionais é o Gus World Famous Fried Chicken. Tudo no cardápio é bom, se você for fã de frango frito!

4) Sun Studio Tour

Se fosse para escolher uma atração paga em Memphis, escolheria essa. O Sun Studio foi o estúdio que o Elvis Presley gravou seu primeiro disco e o tour pela gravadora vale muito a pena para entrar no clima da cidade e voltar no tempo aprendendo um pouco mais sobre a história das lendas da música. O tour não é muito demorado (60 minutos) e o ideal é entender inglês para conseguir aproveitar bem. Outro estúdio super famoso é o Stax Museum que conta a história da música soul americana.

5) Graceland

Graceland é como é conhecida a mansão de um dos mais famosos moradores de Memphis: Elvis Presley. Acho que é o principal ponto turísitico da cidade e é uma das casas mais visitadas nos Estados Unidos. Para os fãs do cantor, com certeza é uma visita imperdível. A visita por dentro da mansão é paga. Porém para matar a curiosidade fui conhecer apenas o jardim de Elvis que tem entrada gratuita todos os dias (exceto terça-feira) das 7:30AM-8:30AM e é onde está o túmulo do Elvis. Achei curioso que o segundo andar da casa é proibido o acesso ao público. Alguns fãs dizem que “Elvis não morreu” e juram que ele ainda mora lá.

A mansão de Elvis

6) Museu Nacional de Direitos Civis

O nome dessa atração pode parecer algo meio chato, mas acreditem esse museu é uma aula de história e para muitos americanos (que são os principais turistas em Memphis) pode ser a razão para pegar um avião e ir até lá. O museu fica no ex Motel Lorraine onde Martin Luther King Jr. foi assassinado em 4 de abril de 1968. Reserve pelo menos uma manhã para conhecer o museu.

7) Beale Street 

A rua mais famosa de Memphis e umas das mais animadas ruas dos Estados Unidos. É conhecida por seus bares e diversas casas de Blues. Aqui também você vai achar várias lojas com lembrancinhas do Elvis. Passar uma (ou muitas) noites nela é simplesmente imperdível! Não recomendo ir durante o dia, pois pode estar vazia. Algumas pessoas chegaram a comentar que Beale Street já teve dias melhores. De todos os jeitos, estando em Memphis a Beale Street é parada obrigatória!

Beale Street

8) Bass Pro Shops

Amo tanto essa loja que já escrevi um post inteiro só dedicado a ela (Para saber mais: http://dogotrip.com/2016/01/bass-pro-shops-loja-imperdivel/). Em Memphis existe uma das maiores lojas da Bass Pro Shops dos Estados Unidos e ela fica dentro de uma pirâmide. A loja é incrível e merece uma visita.

9) Harbor Town Center

Esse bairro fica um pouco afastado do centro da cidade mas vale a pena conhecer. Caminhar na beira do Rio Mississipi e tomar drink no restaurante Terrace At The River Inn vai fechar com chave de ouro seu dia em Memphis.

10) Tomar café da manhã no Arcade Restaurant 

O Arcade Restaurant era o restaurante preferido do Elvis (está aberto desde 1919). Eles servem o menu de café da manhã o dia inteiro, mas também tem outras opções para almoço e jantar. A localização é ótima pois dá para conciliar com a visita ao Museu Nacional dos Direitos Civis que fica pertinho. O lugar é bem temático (anos 60), a comida ótima (Pedir: Sweet Potato Pancakes e Biscuit and Gravy) e o valor também super bom ($).

Outras opções de restaurantes que não deu tempo para conferir dessa vez: 
  • Elwood’s Shack: Especializado em churrasco americano. Endereço: 4523 Summer Ave, Memphis, TN. Aberto diariamente para almoço e jantar.
  • DeJavu Restaurant: Especializado em culinária Cajun, originária no sul dos EUA, mais propriamente de New Orleans. Endereço: 51 S Main St, Memphis, TN. Aberto de segunda a sábado para almoço e jantar (fechado aos domingos).

Algumas lojas e supermercados que que você pode visitar em Memphis:

  • Supermercados: Superlo Foods e ALDI
  • Lojas de descontos: T.J. Maxx e Ross Dress for Less
 ONDE FICA, QUANDO IR E QUANTO CUSTA
  • Patos no Peabody Hotel: 149 Union Ave, Memphis, TN. Aberto diariamente. Chegar antes das 11AM ou antes das 5PM para ver os patos. Grátis.
  • Sun Studio: 706 Union Ave, Memphis, TN. Aberto diariamente das 10AM-6PM. Os tours acontecem de hora em hora a partir das 10:30AM-5:30PM. Tem estacionamento gratuito na rua em frente ao Sun Studio. Valor do tour: $14.
  • Graceland: O endereço do estacionamento é 3717 Elvis Presley Blvd, Memphis, TN e para comprar o ingresso 3765 Elvis Presley Blvd, Memphis, TN. Os horários variam conforme a época do ano. O ideal é conferir os horários atualizados no site https://www.graceland.com. A entrada ao jardim é gratuita diariamente das 7:30-8:30AM. Valor: O ingresso mais barato custa $38,75.
  • Museu Nacional de Direitos Civis: 450 Mulberry St, Memphis, TN. Aberto diariamente das 9AM-5PM de quarta a segunda (fechado as terças-feiras). Valor: $16.
  • Bass Pro Shops at the Pyramid: 1 Bass Pro Dr, Memphis, TN. Aberto diariamente a partir das 8AM. Grátis.
  • Harbor Town Center: 50, Harbor Town Square, Memphis, TN. O restaurante Terrace At The River Inn está aberto de domingo a quinta das 4PM-10PM e sexta e sábado das 4PM-11PM. Valor: Os cocktails e os aperitivos custam em média $10.
  • Restaurantes: Central BBQ tem em 3 endereços (147 E. Butler; 2249 Central e 4375 Summer). Aberto diariamente das 11AM-9PM. Valor: Meia porção de BBQ Nachos $6,26 e Meia porção de Ribs $15,99. Gus World Famous Fried Chicken tem em 2 endereços (310 S Front St e 730 S Mendenhall Rd). Aberto de domingo a quinta das 11AM-9PM e sexta e sábado das 11AM-10PM. Valor: Combo de 8 peças de frango frito com 3 acompanhamentos $23.95. The Arcade Restaurant 540 S Main St, Memphis, TN. Aberto diariamente a partir das 7AM. Valor: Sweet Potato Pancakes $9,95.
1