Trilhas do Hawaii – Makapu’u Lighthouse

O que não faltam no Hawaii são opções de trilhas. Leves, moderadas ou de nível avançado, tem para todos os gostos. E sempre com o mesmo objetivo (que vale qualquer esforço): suas paisagens maravilhosas!

Achei super difícil escolher qual trilha iria fazer, pois minha vontade era de fazer todas. Por fim, decidi fazer uma trilha por semana e quase consegui atingir esse objetivo. Conheci três trilhas (durante as quatro semanas que estive no Hawaii). A mais famosa da ilha de Oahu foi a trilha do parque estadual Diamond Head (lá é possível subir até a borda da cratera de um inativo vulcão e ter uma vista incrível da praia de Waikiki). Porém, minha preferida foi a subida até o Farol de Makapu’u (Makapu’s Lighthouse).

A trilha de Makapu’u é totalmente asfaltada e muito tranquila. Aquela trilha que qualquer pessoa consegue fazer (inclusive crianças). Realmente vi algumas crianças aventureiras na trilha, mas como não me considero uma pessoa com experiência neste tipo de esporte, confesso que achei ela bem cansativa. A trilha é basicamente a subida de uma montanha. Chegando ao topo é possível ter uma vista maravilhosa que compensa todo o esforço da caminhada. Você vai ver a praia de Makapu’u, algumas ilhas menores ao fundo, uma imensidão de água transparente e um antigo farol que existe desde 1909 que dá nome a esta trilha. Durante a subida você encontra também um pequeno mirante com um painel explicativo sobre baleias (é possível ver baleias jubarte dependendo da época do ano). Infelizmente o dia que eu fui não consegui ver nenhuma (fui no final do mês abril). Logo depois desse painel explicativo, existe outra trilha (que não é asfaltada), que dá acesso a algumas piscinas naturais nas pedras, as chamadas Makapu’u Tidepools. Essas piscinas de água transparente ficam em contato com o mar aberto e são simplesmente maravilhosas. A cor do mar é muito diferente, um azul maravilhoso que nunca tinha visto nada igual.

Decidi encarar a trilha íngreme até as Tidepools, que era bem mais difícil que a trilha principal e meio perigosa. Resumindo, não cheguei até o fim. A trilha não estava bem demarcada e quando cheguei na metade não consegui continuar. Como era minha primeira semana no Hawaii fiquei imaginando o desastre que seria torcer o pé ou me machucar, então decidi não arriscar. Recomendo essa decida só para os mais corajosos e pessoas que já estejam acostumadas com esse tipo de trilha (até porque teoricamente acho que não é permitido descer).

Para amadores é melhor evitar e continuar seguindo pela trilha asfaltada que vai levar até o topo da montanha com essa vista maravilhosa (foto abaixo).

Qual a distância da trilha ?

Um pouco mais de 3km (ida e volta).

Quanto tempo leva para chegar ao topo ?

No ritmo de turistas (parando para fotos) levamos 40 minutos até chegar ao topo.

Tem estacionamento ?

Sim, é gratuito porém limitado – chegue cedo!

Estacionamento lotado por volta das 9AM

Qual a melhor hora para chegar ?

De manhã cedo (entre 8-9AM). Esse horário não é tão quente e é mais fácil para estacionar.

Onde fica e quanto custa ? 

Makapuu Lighthouse Rd, Honolulu, HI. Para chegar você vai passar pela maravilhosa Kalanianaole Hwy que rende várias fotos.

  • Distância de Waikiki: 22km (aproximadamente 28 minutos).
  • Distância da Praia de Sandy Beach (para saber mais sobre essa praia clique aqui): 3,5km (aproximadamente 5 minutos).

A trilha tem entrada gratuita e é aberta o ano todo.

Tem banheiros públicos?

Sim, mas só pipi-móvel.

O que preciso levar ?

MUITA água (pelo menos uma garrafa para cada pessoa). Levamos uma garrafa de um litro para duas pessoas e passamos sede! Durante o trajeto e lá em cima não tem como comprar nada, por isso é bom exagerar na quantidade. Também é importante ir com roupas leves, sapatos confortáveis (tênis), boné/chapéu e muito protetor solar.

O que fazer depois da trilha ?

Aproveite para conhecer e tomar um banho de mar na maravilhosa praia de Makapu’u que fica ao lado.

  • Makapu’u Beach Park: 41-95 Kalanianaole Hwy, Waimanalo, HI
2